Requalificação do Centro de Niterói

Requalificação do Centro de Niterói

O que é?

A exemplo de outras cidades do Brasil, a Prefeitura de Niterói vai delimitar corredores culturais no Centro da cidade para preservar seu patrimônio histórico e social. E uma série de ações estão programadas nesse sentido: restauração de fachadas; parcerias e incentivos fiscais com/para bares, restaurantes, livrarias, centros culturais e casas noturnas visando a instalação e desenvolvimento desses serviços; instalação de espaços públicos digitais, com acesso livre à internet; e melhoria dos transportes na região para estimular o aumento de frequentadores.

Para garantir que o espaço requalificado seja visto como um polo de lazer, turismo e de conservação das manifestações artísticas e culturais da cidade, todas essas ações serão realizadas em conjunto com as demais secretarias da Prefeitura. A Operação Urbana Consorciada (OUC) também prevê a manutenção dos ambientes históricos através dos investimentos dos recursos obtidos com a venda dos Cepac em manutenção de fachadas, restauração de edifícios, monumentos e da arquitetura.

Serão criados cinco corredores culturais, em áreas que foram previamente selecionadas por terem acompanhado as mudanças da cidade. São elas:

Rua Marechal Deodoro: apresenta um comércio diversificado e setorizado instalado, em sua maioria, em edificações da virada do século XIX.

Jardim São João: por ter abrigado o primeiro pelourinho e o primeiro centro administrativo da cidade, o local guarda ainda hoje edificações representativas do poder público e religioso.

Avenida Ernani do Amaral Peixoto: atual centro financeiro de Niterói, reúne um conjunto de edificações que ajudam a contar a história da cidade e de sua expansão ao longo dos anos.

Rua da Conceição: porta de entrada da cidade, pela sua proximidade com a estação das barcas, abriga tradicionais pontos comerciais.

Praça Leoni Ramos: em 1816, o local recebeu D. João VI em suas primeiras visitas à Praia Grande, e, hoje, caracteriza-se por uma ambiência de bares e restaurantes e pela presença de duas instituições de ensino.

2013 - Todos os direitos reservados