05/07/2013

Rodrigo Neves recebe plantas do Projeto de Requalificação do Centro de Niterói

O prefeito Rodrigo Neves recebeu as plantas do Projeto de Requalificação do Centro de Niterói nesta segunda-feira (08/07), às 10h, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), das mãos da secretária de Urbanismo e Mobilidade, Verena Andreatta. O prefeito vai estudar o projeto antes de ele entrar em votação na Câmara dos Vereadores.

O projeto visa requalificar uma área total de 3,8 milhões de metros quadrados que abrange toda a orla que vai da Ponta D'Areia até a Praia da Boa Viagem. A ideia é que os niteroienses usem a orla da cidade para o lazer.

O Caminho Niemeyer, um dos pontos turísticos da cidade de Niterói, será emoldurado e se integrará ao Centro, se tornando um local de lazer. Uma estação intermodal que contará com atracação para barcas, ônibus, veículo leve sobre trilho (VLT), monotrilho e bicicleta será construído. Um VLT vai ligar esta estação intermodal no Centro ao Catamarã de Charitas. Um monotrilho vai desafogar o trânsito para quem vem de cidades como São Gonçalo, Itaboraí e Maricá. Aproximadamente 20km de ciclovias será construída na região central.

O projeto segue os moldes de requalificação de zonas portuárias, como vem acontecendo no Brasil e no mundo. Niterói será a 44ª cidade no mundo a receber projetos dessa magnitude.

Um consórcio, que será escolhido por licitação, irá realizar toda as obras de infraestrutura da região além de gerir os serviços básicos, como manutenção da rede elétrica, de esgoto, de água, calçadas e ruas durante os 20 anos de concessão. A prefeitura vai deixar de investir na região por este período, mas seguirá arrecadando IPTUs do local, podendo transferir o todo este montante para outras regiões da cidade.