09/05/2013

Revitalização do Cento de Niterói começa a ganhar contornos

Pensando em preparar Niterói para o futuro, a Prefeitura está elaborando um estudo para revitalizar a região central do município. Um grupo técnico criado pelo prefeito Rodrigo Neves e que reúne profissionais das Secretarias de Urbanismo, já estabeleceu as diretrizes básicas que vão nortear o planejamento.

A requalificação do Centro de Niterói – que será promovida num modelo de parceria público-privada – vai conferir ao bairro mais modernidade, sustentabilidade e um padrão urbanístico compatível com a importância do local para o município e para o estado do Rio. A região, por onde circulam diariamente mais de 500 mil pessoas, receberá uma estação multimodal, que vai reunir barcas, ônibus, a linha 3 do metrô e bicicletas.

"A nossa proposta é conferir mais qualidade de vida ao Centro. Estamos pensando em opções que incentivem o uso de transporte coletivo e de meios alternativos, como a bicicleta. Para isso, serão construídos mais de 20 quilômetros de ciclovias, ligando os diversos campi universitários da região ao Centro. Queremos reduzir o fluxo de veículos e, consequentemente, os longos engarrafamentos", explica o prefeito Rodrigo Neves.

O entorno do Caminho Niemeyer, um dos mais valiosos conjuntos arquitetônicos do mundo, ganhará urbanização e paisagismo diferenciados, deixando-o visível para quem passa pela avenida Rio Branco. A intervenção ajudará a transformar a orla do Centro em um grande espaço de lazer e convivência.

"Queremos fazer do Centro um lugar agradável para se morar, trabalhar e passear. Um lugar do qual todo niteroiense tenha orgulho", ressalta o prefeito.

Um dos pontos fortes do estudo é a utilização de fiação subterrânea, "despoluindo" o visual do bairro. Antiga reivindicação dos moradores, a reforma da Casa Norival de Freitas, na Rua Maestro Felício Toledo, também está prevista. A edificação, tombada em 1983 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), está abandonada há vários anos.

As melhorias passarão ainda pelo disciplinamento do comércio ambulante e a criação de um abrigo para moradores de rua, que será acompanhado por um forte trabalho de acolhimento de pessoas nesta situação.

As intervenções que estão sendo pensadas vão contribuir para transformar o perfil do bairro, hoje majoritariamente comercial. "A ideia é que, com a requalificação urbana do Centro, mais pessoas possam morar no bairro. Vamos fazer desta região uma área com vocação residencial", destaca Rodrigo Neves.

A PPP – Para viabilizar a revitalização do Centro sem onerar os cofres municipais, a Prefeitura está desenhando um modelo de Parceria Público Privada. A concessionária que vencer a licitação do projeto, que ainda não tem data definida, fará as intervenções urbanísticas e terá a responsabilidade de, por 15 anos, prover a região de serviços públicos como varrição, coleta de lixo, iluminação e manutenção do mobiliário urbano. Sem ter que arcar com estes gastos no Centro, a Prefeitura poderá investir em melhorias em outras regiões da cidade.