Requalificação do Centro de Niterói

Requalificação do Centro de Niterói
12/09/2013

Projeto de revitalização do Centro é discutido na Câmara dos Vereadores

Em audiência pública na Câmara de Vereadores de Niterói, no último dia 12, a secretária municipal de Urbanismo e Mobilidade, Verena Andreatta, reafirmou que uma das prioridades do projeto de revitalização do Centro será a mobilidade urbana.

“A degradação do espaço público é visível, falta acessibilidade para a população. Diante desse diagnóstico priorizamos os investimentos de grande impacto para todos, com a construção de uma nova estação intermodal e melhorias no espaço público da mobilidade, ou seja, as ruas ficarão organizadas e livres de obstáculos, acessíveis e com mobiliário urbano, boas para caminhar confortavelmente”, detalhou.

Segundo o subsecretário de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier Júnior, que também participou da audiência, para facilitar a compreensão das melhorias que vêm por aí, a pasta trabalha com oito pontos de mobilidade urbana.

“Destacamos oito pontos fundamentais para o benefício da população: encurtamento de distâncias; adensamento; uso misto das vias, com bicicletas e carros; ordenação do tráfego; rede cicloviária; conectividade das vias; rede de transporte e mudança modal”, enumerou.

Verena ressaltou ainda que os recursos para a execução do projeto não virão do poder público e, por isso, não estão sujeitos a fatores eleitorais.

“Os recursos para efetuar as obras de melhorias na requalificação da Área Central são antecipados no modelo de Operação Urbana Consorciada e Parceria Público Privada. Portanto, mesmo havendo descontinuidade administrativa e/ou política, o escopo a ser realizado não é afetado pois a programação é definida por contrato para o prazo estabelecido (no caso, 20 anos). Por isso é um projeto autosustentável no tempo”.

A Secretária Verena Andreatta lembrou ainda que as mudanças promovidas pelo projeto também vão gerar oportunidades de trabalho na própria cidade, reduzindo a onda de migração para o Rio de Janeiro e outras cidades vizinhas.

“A revitalização vai gerar diversos empregos para a população como um todo, deixando o trabalho mais próximo de casa. Nós acreditamos que Niterói vai ser uma cidade de permanência e não somente de passagem ou dormitório”, encerrou Verena.

2013 - Todos os direitos reservados