Requalificação do Centro de Niterói

Requalificação do Centro de Niterói
25/07/2013

Apresentação no Conselho de Segurança

As medidas que darão novo fôlego à área central da cidade foram expostas durante reunião do Conselho de Segurança, na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), no Centro, no dia 25 de julho. A reunião que apresentou o projeto de revitalização atraiu moradores da região e representantes da área de segurança de Niterói.

De acordo com a secretária de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Verena Andreatta, as transformações que serão realizadas no município serão importantes para mudar a completamente a condição urbana da cidade

— O centro da cidade está degradado com problemas na fiação, nas calçadas, estacionamentos irregulares e imóveis degradados — disse.

Andreatta destacou que a revitalização vai possibilitar ao Centro ganhar um espaço público de qualidade, isto é, com infraestrutura renovada em energia elétrica, com fios enterrados, o que vai gerar segurança, qualidade de vida para quem circula e quem tem comércios na região.

O projeto prevê uma área de abrangência de revitalização de 3,8 milhões de metros quadrados, composta pelos bairros do Centro, São Domingos, Gragoatá, Boa Viagem, Morro do Estado e parte da Ponta D’Areia e de São Lourenço.

Serão 190 mil metros quadrados de calçadas; a urbanização de cinco quilômetros de orla; cem mil metros quadrados de praças reformadas, além da construção do primeiro terminal intermodal da América do Sul, entre outras mudanças paisagísticas e estruturais.

Ainda está prevista a construção de 20 quilômetros de ciclovias e obras de drenagem, pavimentação e redes subterrâneas, totalizando um milhão de metros quadrados em intervenções. Uma outra proposta é a ampliação da capacidade do atual abrigo de moradores de rua do Centro, onde as vagas serão triplicadas.

2013 - Todos os direitos reservados